Carolina Ferreira

Carolina Ferreira

Idade 35 anos

Profissão Engenheira Ambiental

Cidade onde mora São José dos Campos/SP

Interesses Meio ambiente, geoprocessamento, sensoriamento remoto, recuperação de áreas degradadas, reflorestamento, cartografia digital

Carolina Cassiano Ferreira tem uma história muito peculiar com a Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba (ACEVP). A engenheira ambiental, especialista em geotecnologias, acabara de voltar de um trabalho na Amazônia. Chegando ao Vale do Paraíba encontrou a irmã, Mariana, trabalhando com o projeto. O interesse foi tanto que ela se dirigiu diretamente ao Secretário Executivo da ACEVP, Paulo Valladares, para oferecer sua colaboração.

O trabalho que começou de forma voluntária é hoje a principal atividade da engenheira. Carolina é responsável pelo trabalho no Sistema de Informações Geográficas (SIG), criando os mapas das linhas de conectividade.

Como você começou a participar do projeto Corredor Ecológico?

Através da minha irmã Mariana, que já participava como coordenadora de campo das equipes da FEG. Conheci o projeto e mostrei meu interesse ao Secretário Executivo da ONG, Paulo Valladares, em contribuir com minha experiência em geotecnologias.

O que te fez continuar junto ao projeto e atualmente ser parte da equipe?


O projeto elaborado pela ACEVP tem objetivos com os quais eu me identifico muito: levar a floresta de volta a vida das pessoas e mostrar a importância da mesma para todas as outras atividades que ela promova é algo especial. Poder fazer isso no Vale do Paraíba, é como poder fazer uma reforma em minha casa, um lugar que amo e que conheço muito bem, o que torna tudo isso muito mais especial.

Conte um pouquinho da sua trajetória profissional.

Sou engenheira ambiental e técnica em meteorologia desde 2000. No curso técnico tive a oportunidade de trabalhar com diferentes tipos de monitoramentos ambientais, como mapeamento da poluição, manejo de água e solos entre outros. Isto fez com que eu não tivesse dúvidas sobre o curso superior que iria fazer. Na faculdade de engenharia ambiental pude aperfeiçoar meus conhecimentos sobre o meio ambiente e através dos meus estágios consegui englobar na minha bagagem teórica as geotecnologias. Minha especialidade hoje é a elaboração de mapas temáticos, através de diferentes levantamentos para fins ambientais.