Mariana Ferreira

Mariana Ferreira

Idade 35 anos

Profissão Engenheira Ambiental

Cidade onde mora Caraguatatuba/SP

Interesses Natureza, Planejamento da Paisagem, Viagens, Educação Ambiental, Yoga e Felinos

A importância de cuidar de onde a gente vive

A engenheira ambiental Mariana Cassiano Ferreira se juntou ao Projeto Corredor Ecológico do Vale do Paraíba em 2010. Aluna do mestrado da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG/Unesp) foi convidada a ser uma das coordenadoras de campo do estudo sobre as linhas de conectividade.

Conquistada pela filosofia do projeto e pelo fato de atuar para recuperação florestal da região onde nasceu e cresceu, Mariana continua com O Corredor Ecológico até hoje. Sua atuação está direcionada com o planejamento e gestão dos projetos da Instituição.

Conheça um pouco mais sobre ela na entrevista a seguir.

Como você começou a participar do projeto Corredor Ecológico?

Fui convidada para participar do projeto junto a FEG como coordenadora de campo, na época era aluna de mestrado e eu acreditei que seria uma oportunidade ímpar na minha formação profissional e pessoal.

O que te fez continuar junto ao projeto e atualmente ser parte da equipe?

De cara gostei muito dos objetivos e da missão do Corredor Ecológico. Achei que poderia ajudar, afinal estaria unindo o meu conhecimento e meus interesses em prol de uma organização que além de promover a recuperação florestal da Mata Atlântica, atua na região onde eu nasci e cresci.

Conte um pouquinho da sua trajetória profissional.

Em 2007, me formei em Engenharia Ambiental. Nessa época percebi que gostava muito da área acadêmica e de projetos ambientais. Em 2009, ingressei no Programa de pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UNESP. No ano seguinte conheci o Corredor Ecológico, fui convidada a participar dos primeiros estudos de viabilidade das linhas de conectividade no Vale do Paraíba. Hoje faço parte da equipe, ajudando na continuidade desse estudo e na elaboração de novos projetos.