Sobre o Corredor Ecológico

Nossa história

A iniciativa Corredor Ecológico do Vale do Paraíba surgiu, em 2006, com o objetivo de recompor a Mata Atlântica e preservar os aspectos culturais da região. A concepção inicial foi de José Luciano Penido (Fibria), Mario Mantovani (SOS Mata Atlântica), Oded Grajew (Instituto Ethos) e Tamas Makray (Instituto Oikos). Em 2007, a AMCE Negócios Sustentáveis e o geógrafo Paulo Valladares, passaram a dar corpo a essa ideia e novos parceiros, como o Instituto Tomie Ohtake e o Banco Santander, juntaram-se ao grupo. Hoje vários outros parceiros se juntaram à iniciativa.

Constituída em 2009 como associação sem fins lucrativos, a Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba (Corredor Ecológico) é responsável pela implementação da iniciativa Corredor Ecológico do Vale do Paraíba. Por meio de parcerias empresariais, governamentais e não-governamentais, ela tem por objetivo reconectar mais de 150 mil hectares de floresta na porção paulista da bacia do Rio Paraíba do Sul. A meta é reconexão das áreas florestais em conjunto com programas direcionados ao fortalecimento social, econômico, cultural e educacional dos habitantes do Vale.

A aspiração do Corredor Ecológico é contribuir para o desenvolvimento do Vale do Rio Paraíba do Sul por meio de planejamento e intervenções na paisagem que ampliem a oferta de serviços ecossistêmicos integrados ligados à água e à biodiversidade, com a conscientização da sociedade para o valor do patrimônio ambiental da região.

Para o Corredor Ecológico "é a ação social que dá sentido à paisagem, não o contrário".

2006
Primeiros Encontros
2007 a 2009
Estabelecimento de Governança, procedimentos e Engajamento de parceiros
2010
LDC
Linhas de Conectividade
2011 a 2013
Início dos Plantios
2014

Plano Diretor

Goleada Ecológica

Manifesto

2015

Plantio Univap

American Forest
Alcoa Foundation
Projeto Swoing Water

Missão

Implantar corredores ecológicos no Vale do Rio Paraíba do Sul, recuperando ou enriquecendo, conectando e conservando fragmentos de florestas entre as Serras da Mantiqueira e do Mar, com engajamento de pessoas, organizações e comunidades.

Visão

Contribuir para o desenvolvimento do Vale do Rio Paraíba do Sul por meio de planejamento e intervenções na paisagem que ampliem a oferta de serviços ecossistêmicos integrados ligados à água e à biodiversidade, com a conscientização da sociedade para o valor do patrimônio ambiental da região.

Valores

  • Conectividade: "Conectamos florestas e pessoas".
  • Confiança: "Transparência e credibilidade são nossos ativos fundamentais".
  • Coletividade: "Sonhamos e trabalhamos por nosso futuro comum".