Qual o diferencial do reflorestamento em propriedades rurais?

Um dos diferenciais do Projeto Tamoios, realizado pela Concessionária Tamoios e pela ONG Corredor Ecológico, é o plantio das mudas nativas em propriedades rurais da região. O projeto engloba um acompanhando de produtores rurais que, uma vez cadastrados no projeto, recebem orientações iniciais, passam pelo processo de plantação e seguem com acompanhamento do crescimento das plantas.

Para estes proprietários rurais o ganho é imediato com a valorização e a regularização da área, já que o projeto contempla as diretrizes do Código Florestal e do Cadastro Ambiental Rural – CAR. Além disso, um dos focos do plantio são as espécies frutíferas nativas da região, possibilitando futuros ganhos econômicos, bem como a própria subsistência dessas famílias.

Essa possibilidade de reflorestamento em parceria com os produtores rurais cria uma rede de ganho múltiplos, pois além dos ganhos diretos do produtor, toda a comunidade local é favorecida. Aumento da biodiversidade, proteção de encostas contra erosão e até o sequestro de carbono contra o aquecimento global são algumas das vantagens que o Projeto Tamoios traz para a região do Vale do Paraíba.

O desenvolvimento e a implementação do Projeto Tamoios está à cargo do Corredor Ecológico, o que contempla desde a mobilização social de produtores e comunidade do entorno a formação de corredores ecológicos. A ONG realiza as escolhas de áreas, se articulando com as prefeituras e lideranças locais, se encarrega das escolhas de espécies, plantio, proteção das mudas (cerca para proteger do gado e ação contra formigas) e o acompanhamento da fase inicial do crescimento.

O cuidado e atenção dispensada a esses produtores rurais, bem como o processo de escuta e tomadas de decisões em conjunto, são fundamentais para a garantia do sucesso do plantio e perpetuidade do mesmo ao longo dos anos. Entender a importância da floresta em sua propriedade, além da simples adequação ambiental, mas todos os benefícios que ela trará, desde a proteção do solo, preservação das nascentes e possibilidade de diversificação de renda é um trabalho longo e de muita persistência.

Esse trabalho que parece de formiguinha é que faz toda a diferença no futuro da região: espaços que serviriam apenas de pastagem no futuro serão pomares frutíferos; espaços afetados pela erosão terão seu solo reavivado com novas plantas e nascentes desprotegidas receberão novamente a proteção de uma fauna nativa. Esse é o principal legado que o reflorestamento em propriedades rurais traz a uma região: pensar coletivamente na fauna e flora do local, bem como nas suas intersecções com a população que ali habita.

Pensar no futuro do meio ambiente e da nossa região perpassa o fato de que precisamos encontrar meios para que a relação homem & natureza seja mais saudável e menos destrutiva, por isso projetos que buscam essa formação social e esse acompanhamento são fundamentais, pois criam uma rede de mudanças. Não se trata apenas de se semear mudas nativas, mas sim de se semear a mudança e o futuro.