Evento realiza plantio de mudas para a proteção de nascentes do Vale do Paraíba

Evento realiza plantio de mudas para a proteção de nascentes do Vale do Paraíba

Ocorreu no dia 18 de abril, o plantio simbólico de mudas nativas como encerramento da primeira fase do Projeto Tamoios, uma parceria da Concessionária Tamoios e da ONG Corredor Ecológico. O evento ocorreu o sítio de um casal de produtores rurais de Paraibuna, um dos participantes do projeto, que visa reconectar os fragmentos de Mata Atlântica e preservar as nascentes na região.

A primeira temporada de plantio do projeto se encerrou com mais de 120 mil mudas plantadas, porém a previsão é que até o final se atinja o número de 420 mil mudas. “Este plantio simboliza e caracteriza o envolvimento de várias Partes Interessadas (Stakeholders) no desenvolvimento do projeto, financiado e coordenado pela Tamoios. A contribuição das prefeituras, da ARTESP, da Cetesb, ICMBio, do PESM, do Governo do Estado, Programa Nascentes, e, sobretudo e principalmente, dos produtores rurais que confiam em nosso trabalho” foi fundamental para o sucesso dessa primeira fase, afirmou Marcelo Stachow – presidente da Concessionária Tamoios.

Além dos amplos ganhos para a região como um todo, os produtores rurais selecionados obterão a valorização e a regularização da área, já que o projeto contempla as diretrizes do Código Florestal e do Cadastro Ambiental Rural – CAR.

A segunda temporada de plantio se dará na próxima estação chuvosa.