“O trabalho do Corredor é único e transformador”

Fátima Falcão, sócia da consultoria Olhar Cidadão, fala sobre como é trabalhar com o Corredor Ecológico

“O trabalho do Corredor é único e transformador”

No ano de 2015 os caminhos do Corredor Ecológico cruzaram pela primeira vez com os da consultoria Olhar Cidadão, empresa de planejamento estratégico, gestão e inovação, na qual se desenvolvem soluções integradas, projetos e ideias que contribuam para o investimento social e a sustentabilidade.

Como primeiro fruto dessa parceria, surgiu a sistematização da metodologia de Linhas de Conhectividades (LDCs) desenvolvida pelo Corredor, na forma de uma publicação elaborada pelo Olhar Cidadão.

 

Desde então, a relação entre as duas organizações estreitou e novos projetos foram elaborados, como o Programa de Mobilização Socioambiental – O Verde e o Azul do Vale. O alinhamento entre as equipes fica evidente na entrevista cedida pela jornalista e sócia do Olhar Cidadão, Fátima Falcão. 

 

CORREDOR ECOLÓGICO: Qual foi seu primeiro contato com o Corredor Ecológico?

FÁTIMA FALCÃO: O primeiro contato da consultoria Olhar Cidadão com o Corredor aconteceu em 2015, quando trabalhamos junto com a equipe, a diretoria e diversos stakeholders da organização em um processo de planejamento estratégico, com vistas ao seu posicionamento para o futuro. Naquele momento, o Corredor estava completando um ciclo de sete anos de atuação, com muitos desafios, mas também muita disposição para fortalecer seu papel no contexto do Vale do Paraíba. Pela experiência acumulada, o Corredor já se tornara então um protagonista de mudanças em prol da qualidade de vida das pessoas e da requalificação da paisagem na região.  Este trabalho resultou também em uma sistematização da metodologia de Linhas de Conectividade (LDCs), que constitui um diferencial do Corredor, cujos impactos positivos na paisagem são reconhecidos. Com o chamado book das Linhas de Conectividade, que traduz de forma simples e bem sustentadada os benefícios dessa iniciativa, a organização tem buscado se aproximar mais de potenciais apoiadores, comunidades e parceiros do setor público.

 

CORREDOR ECOLÓGICO: Como foi/está sendo a experiência de trabalhar como o Corredor?

FÁTIMA FALCÃO: A experiência tem sido muito gratificante pela dinâmica com que o Corredor atua, não só realizando projetos efetivos de plantio, como participando de redes de influência. Nessas articulações, vemos o Corredor  defendendo e estimulando comportamentos mais conscientes e engajados sobre questões relacionadas à importância das conexões florestais na produção de água e na manutenção da qualidade ambiental no Vale do Paraíba. Trabalhar com o Corredor também faz muito sentido para mim, por ser nascida numa cidade do Vale, e ter assistido ao longo do tempo a degradação e a falta de planejamento no uso dos recursos naturais na região. A intervenção que o Corredor propõe é bastante efetiva e, em 2016,  a iniciativa de criar o Programa de Mobilização Socioambiental – O Verde e o Azul no Vale - , com o qual estamos contribuindo, vem materializar uma frente decisiva para o alcance de seus objetivos. Esse programa piloto vai plantar uma semente fundamental nas escolas da rede pública de uma cidade da região para que, desde cedo – já no ensino fundamental –, as crianças reconheçam o valor da paisagem onde vivem, os professores tenham ferramentas pedagógicas criativas e consistentes de trabalhar esse tema e as famílias também sejam sensibilizadas.   


CORREDOR ECOLÓGICO: Para você, qual a importância do trabalho desenvolvido pelo Corredor no Vale do Paraíba?

FÁTIMA FALCÃO: O trabalho do Corredor é único e transformador no sentido de atuar com um desafio que afeta gerações atuais e futuras,  impactando uma população de 5,5 milhões de pessoas que vivem em uma região estratégica do país,  por sua relevância econômica e cultural. A atuação do Corredor pode se tornar exemplar para outras regiões brasileiras, não só por seu caráter de intervenção concreta na paisagem, mas também por sua ação educativa, ao formar pessoas capazes de observar, valorizar e se engajar efetivamente na conservação do espaço onde vivem, fortalecendo nelas uma relação de afeto com esse lugar. No caso do Vale do Paraíba, o Corredor Ecológico vem resgatar valores ambientais do verde das florestas e do azul do rio no cotidiano de cada um de seus habitantes, bem como valores humanos que inspiram respeito e empatia.