Corredor Ecológico reúne com prefeituras municipais do Vale do Paraíba

Corredor Ecológico reúne com prefeituras municipais do Vale do Paraíba

Acompanhando o momento de renovação política no Brasil, quando a população demonstra-se mais atenta nas ações de fiscalização e acompanhamento de seus gestores eleitos, o Corredor Ecológico está defendendo junto aos poderes executivos dos municípios do Vale do Paraíba a adoção do planejamento estratégico da paisagem. Nesse primeiro mês do ano foram realizadas reuniões em Guararema e Monteiro Lobato.

Em Guararema, o Corredor foi recebido pelo diretor de meio ambiente, Ricardo Moscatelli. A conversa serviu para apresentar estratégias e definir uma parceria com a prefeitura municipal. Além disso, Ricardo conheceu o Programa Socioambiental desenvolvido pelo Corredor Ecológico.

Também em Guararema, a diretora de Articulação e Comunicação do Corredor, Tatiana Motta, realizou uma palestra no Eco Sexta com a temática: “Corredor Ecológico do Vale do Paraíba, oportunidade e desafios na formação de corredores”, aproximando ainda mais a relação com a cidade.

Em Monteiro Lobato, o Corredor reuniu-se com a prefeita do município, Daniela de Cássia, com a secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Gracias Siqueira Leiva e o secretário de Turismo, Rodrigo Ramos. Nesse encontro, foram apresentados o Planejamento Estratégico do Vale e o Plano de Mobilização Socioambiental.

Para Tatiana, as reuniões acontecem em um momento de sinergia entre as expectativas da população, dos gestores públicos e do Corredor: “estamos apresentando um planejamento estratégico da paisagem que olha para o reflorestamento ambiental de toda bacia e não apenas para o município, os prefeitos estão vendo que o desenvolvimento de sua cidade significa o crescimento da região, e vice-versa”, afirmou.

A rodada de encontros com as prefeituras servirá para que cada município possa incorporar o planejamento estratégico desenvolvido pelo Corredor à sua realidade. Desta forma, é possível gerar um crescimento sistêmico na cidade, associando a visão econômica, turística e social ao meio-ambiente.

“Então é fundamental nesse momento de renovação da política e dos gestores, os quais buscam mostrar para a sociedade propostas inovadoras, apresentar o planejamento feito pelo Corredor para que seja uma das medidas a serem adotadas”, conclui Tatiana.