Concessionária Tamoios e Corredor Ecológico firmam parceria para a Restauração de Florestas Nativas no Vale do Paraíba

Concessionária Tamoios e Corredor Ecológico firmam parceria para a Restauração de Florestas Nativas no Vale do Paraíba

 

  • Plantio de 340 mil mudas representa uma área de 200 campos de futebol.
  • Plantio estratégico promoverá conexão entre fragmentos isolados da Mata Atlântica, preservação de nascentes, educação ambiental e mobilização social

A Concessionária Tamoios e a Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba firmaram uma parceria para o plantio de cerca de 340 mil mudas na região do Vale do Paraíba. O contrato foi assinado no dia 15/dez, na presença do Conselho Deliberativo da organização e dos Diretores da Tamoios.

Esse plantio, que irá preencher cerca de 200 hectares, possibilitará a formação de florestas que ligarão os diversos fragmentos de áreas verdes da região, trazendo maiores chances de sobrevivência para os animais e plantas da região. O plantio não será feito de forma aleatória, e sim de forma estratégica trazendo conectividade e proporcionando mobilização social e educação ambiental para as comunidades do entorno das áreas de plantio. Os primeiros municípios que serão mobilizados por essas ações serão Paraibuna e Jambeiro, ambos beneficiados pelas obras que serão realizadas.

No mapa abaixo, é possível ver as primeiras propostas de áreas a serem recuperadas, efetuando a conexões de fragmentos florestais na Bacia do Rio Paraíba do Sul, na sua porção paulista.

Área de atuação do projeto

Além do plantio, propriamente dito, o Projeto contribuirá para a questão hídrica (proteção de nascentes), bem como para a redução do aquecimento global. Além disso, irá atuar na questão fundiária, já que haverá auxílio na elaboração do CAR (Cadastro Ambiental Rural) nas áreas recuperadas. Com isso, haverá a delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), das Reserva Legal (RL), das remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública.

“Estar sempre alinhado às políticas públicas é uma das metas do Corredor Ecológico, pois só assim conseguimos convergir ações fundamentais para a restauração no Vale do Paraíba. E a elaboração do CAR é uma das ferramentas de planejamento estratégico da paisagem dos municípios do Vale, afirma Claudia Steiner, Diretora Executiva da ACEVP”.

Outro ponto fundamental a destacar são as ações sociais realizadas junto com a restauração florestal. Será fundamental envolver as comunidades no momento do plantio. Além disso, ações de educação ambiental, de mobilização social e de geração de renda irá aumentar as chances de proteção às áreas reflorestadas.

O projeto terá o prazo de 5 anos, com início previsto já para janeiro de 2016. “A parceria com a Concessionária Tamoios será um dos grandes projetos realizados pelo Corredor Ecológico nos próximos anos e pretendemos fazer dessa restauração um modelo para todo o Estado de São Paulo, salienta o Presidente do Conselho Deliberativo da ACEVP, José Luciano Penido.

Estamos apostando no replantio das áreas adjacentes à Rodovia dos Tamoios, pois nessa região é onde nascem o Rio Tietê e o Rio Paraíba do Sul. Além disso, nossa rodovia atravessa o Parque Estadual da Serra do Mar, importante remanescente de mata atlântica que precisa de apoio para sua preservação”, informa Marcelo Stachow – Presidente da Concessionária Tamoios.

 

Sobre o Corredor Ecológico

O Corredor Ecológico do Vale do Paraíba começou sua história em 2007 e, desde então, segue com o objetivo de unir a recuperação ambiental da Mata Atlântica ao desenvolvimento socioeconômico dos municípios da região do Vale do Paraíba.

Sua metodologia de trabalho se baseia nas linhas de conectividade. Criada pelo Corredor, essa forma de reflorestamento conecta os fragmentos de mata nativa que se encontram isolados no meio da paisagem, promovendo o fluxo biológico de espécies, indivíduos e sementes de um ponto a outro no espaço, reduzindo os riscos de extinção, aumentando a biodiversidade e, consequentemente, a capacidade de recuperação ambiental.

Até hoje, a ONG já plantou 147 hectares de mata nativa no Vale, ou seja, mais de 238 mil mudas de nativas na região.

A iniciativa vem se firmando como um modelo de construção colaborativa que reúne instituições do terceiro setor, empresas, produtores, governos locais, pesquisadores e atores importantes na região. Entre seus fundadores e parceiros estão AMCE Negócios Sustentáveis, Fibria, Banco Santander, Instituto Ethos, Instituto Oikos, Fundação SOS Mata Atlântica, Pöyry, Promon, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e CBH-PS – Comitês das Bacias Hidrográficas do Paraíba do Sul. A associação é auditada pela PwC Brasil.

 

Corredor Ecológico

Comunicação Corredor Ecológico

Tatiana Motta

(12) 3949-2038 / (12) 99167-6076

 

Concessionaria Tamoios

Assessoria de Imprensa

Alex Bicudo

(12) 3924-1196 / (12) 99747-0542

www.concessionariatamoios.com.br

Twitter : @Tamoios099