Instituto Pandavas abriga Reserva da Biosfera concedida pela UNESCO

Núcleo localizado em Monteiro Lobato promove ações que envolvem educação ambiental e preservação da Mata Atlântica

Instituto Pandavas abriga Reserva da Biosfera concedida pela UNESCO

O município de Monteiro Lobato, localizado na Serra da Mantiqueira, foi o local escolhido, há mais de 30 anos, para a instalação de um projeto voltado para a educação e para preservação do meio ambiente. O Instituto Pandavas surgiu como um lar assistencial para crianças, depois virou escola e em seguida tornou-se um “Núcleo de Educação, Cultura e Ações Socioambientais”, com um importante propósito: cultivar nas crianças os valores de proteção e cuidados com a natureza.

Reserva da Biosfera da Unesco:

O significativo trabalho desenvolvido pelo Instituto Pandavas foi reconhecido em 2010 pela UNESCO, que concedeu o título de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Trata-se de um conjunto de porções de ecossistemas terrestres, demarcados por critérios reconhecidos internacionalmente sobre uma área de interesse para o bem do planeta e das novas gerações. 

Entre os objetivos dessa nomeação está o de permitir a conservação da biodiversidade e dos demais atributos naturais da Mata Atlântica, incluindo a paisagem e os recursos hídricos, além da valorização da diversidade e o desenvolvimento de programas e projetos ambientais, visando o futuro do mundo. Sobre esse assunto o Instituto Pandavas entende bem.

Ensino ambiental:

Muitos podem considerar os métodos de ensino do Pandavas como inovadores, entretanto, sua proposta pedagógica utiliza as coisas mais simples para ensinar: a natureza, o ar puro e as árvores. Coisas que estão sempre ao nosso alcance, mas que por vezes passam despercebidas.  

Os alunos aliam o ensino com o contato direto na natureza, por meio de trilhas, vivências ao ar livre, oficinas de reciclagem, ações educativas e culturais de convivência humana e inclusão social, além de visitas ao Museu de História Natural, existente dentro da propriedade.

Ação Social:

Apesar de contribuir para a preservação da Mata Atlântica por meio das mãos das novas gerações, o Pandavas luta para manter sua própria sustentabilidade. O Instituto conta com o apoio de entidades e voluntários para angariar fundos para a escola e para ações ambientais.

O apoio nem sempre é financeiro. Periodicamente, ocorrem mutirões para a manutenção do espaço e das edificações. Uma importante ferramenta para que o estudante trabalhe junto com seus familiares e educadores, a fim de conservar e valorizar o seu local de aprendizado.

Essa é a Mata Atlântica dando novos frutos e criando defensores para o futuro.

Serviço:

Conheça o trabalho e saiba com ajudar o Instituto Pandavas.

Acesse: www.institutopandavas.org.br